O Inmetro divulgou a tabela 2011 de consumo de veículos leves e pelo terceiro ano o carro mais econômico do Brasil é o Fiat Uno Mille. O velho Mille continua na frente de modelos mais novos e de proposta ecológica como o Gol Ecomotion e o Polo Bluemotion. A Honda que aparecia na lista em 2010 não participou do programa em 2011. A Ford, ao contrário, não participou em 2010, mas aderiu ao programa este ano. Os números melhoraram em relação a 2010, sinal que as montadoras estão se empenhando mais na produção de carros econômicos.
Carros mais econômicos com etanol (álcool)
- Fiat Uno Mille Fire Economy
2 e 4 portas
Categoria: sub-compacto
Classificação: A
9,8 km/l - VW Gol Ecomotion
Categoria: sub-compacto
Classificação: A
9,1 km/l - Fiat Siena Fire
Categoria: compacto
Classificação: A
9,0 km/l
VW Bluemotion
Categoria: compacto
Classificação: B
9,0 km/l
Fiat Uno Mille Way Economy
2 e 4 portas
Categoria: sub-compacto
Classificação: C
9,0 km/l - Renault Clio Campus
3 e 5 portas
Classificação: sub-compacto
Categoria: C
8,9 km/l
Fiat Novo Uno Vivace Evo
Categoria: sub-compacto
Classificação: B
8,9 km/l - Fiat Palio Fire Economy
2 e 4 portas
Categoria: sub-compacto
Classificação: C
8,8 km/l - Ford Ka
Categoria: sub-compacto
Classificação: C
8,7 km/l - VW Gol 1.0 L
Categoria: Compacto
Classificação: B
8,5, km/l
VW Voyage 1.0 L
Categoria: Médio
Classificação: B
8,5, km/l
Carros mais econômicos com gasolina
- Fiat Uno Mille Fire Economy
2 e 4 portas
Categoria: sub-compacto
Classificação: A
14,2 km/l - Kia Picanto EX3 LX3
Câmbio manual
Categoria: sub-compacto
Classificação: B
13,6 km/l - Fiat Palio Fire Economy
2 e 4 portas
Categoria: sub-compacto
Classificação: C
13,5 km/l - Fiat Novo Uno Vivace Evo
Categoria: sub-compacto
Classificação: B
13,4 km/l
Kia Picanto EX3 LX3
Câmbio automático
Categoria: sub-compacto
Classificação: B
13,4 km/l - VW Gol Ecomotion
Categoria: sub-compacto
Classificação: A
13,1 km/l
Fiat Siena Fire
Categoria: compacto
Classificação: A
13,1 km/l - Renault Clio Campus
3 e 5 portas
Classificação: sub-compacto
Categoria: C
13,0 km/l - VW Bluemotion
Categoria: compacto
Classificação: B
12,9 km/l
Fiat Uno Mille Way Economy
2 e 4 portas
Categoria: sub-compacto
Classificação: C
12,9 km/l
O programa de etiquetagem veicular do governo federal ainda está devendo alguns avanços aos consumidores. A etiquetagem bem que podia se tornar obrigatória para todos os modelos em circulação. Além disso, seria melhor adotar uma categoria única para carros de passeio sem considerar o porte do carro, afinal, o perfil de uso de um sub-compacto e de um carro grande é basicamente o mesmo. A forma como o Inmetro agrupa os modelos em categorias prejudica vários veículos econômicos. Basta olhar a tabela acima que percebemos essa distorção, pois entre os dez carros mais econômicos predominam veículos classificação B e C. Em nossa tabela consideramos o consumo médio combinado que tira a média entre o desempenho urbano e rodoviário, afinal a maioria dos carros roda tanto na cidade como na estrada.
Para mais detalhes, consulte a planilha completa ou visite o site do Conpet.
OS CARROS NÃO SÃO MAIS ECONÔMICOS POR CAUSA DA MISTURA QUE A GAZOLINA CONTEM. SE ELA FOSSE PURA COM CERTEZA OS MAIS ECONÔNICOS CHEGARIA A MAIS DE 20 KM/L. COMO O GOVERNO BRASILEIRO È GANANCIOSO, OS CARROS PASSA A GASTAR MIAS, TANTO NO TANQUE COMO NO BOSO.
BOM DIA A TODOS, CONFERE ISSO SITE, NO BRASIL JA’ SE ENCONTRA UM DISPOSITIVO QUE DE VERDADE ABAIXA CONSUMO DE COMBUSTIVEL, EMISSAO DE GAS, AUMENTA A POTENCIA DO MOTOR, E REDUZ CUSTOS DE MANUTENCAO….
E’ UM PRODUTO QUE JA’ SE ENCONTRA EM MUITI ESTADOS DO BRASIL.E’ UMA NOVIDADE COM 15 ANOS DE KNOW OUT.
COMFERE E COMPRA ONDE ENCONTRA REVENDEDOR E DISTRIBUDOR……VOCE’ NAO SE ARREPENTE.
OBRIGADO ATENCAO.
TECNOLOGIA ITALIANA, GANHA QUE COMPRA, GANHA QUE VENDE, GANHA O MEIO AMBIENTE.
AGRADECO
Quer dizer que no Brasil só existe carros da FIAT, FORD e VW. Onde é que está os carros da GM, ou não querem postar porque os carros da CHEVROLET são verdadeiramente ECONÔMICOS.
Renault, Toyota e Kia também participaram do programa do Inmetro em 2011. O programa de etiquetagem é voluntário e a GM não participou. Não sei porque eles optaram por ficar de fora, mas quem tem bons números para mostrar não perde a oportunidade de exibi-los, não é mesmo?
Tenho o o aparelho no meu carro. É uma fraude.
Alguem poderia me responder porque os primeiros motores de uno mille fire são mais economicos do que esses mais novos flex ou econony??
Alguem poderia me responder porque os primeiros motores de uno mille fire são mais economicos do que esses mais novos flex ou economy??
boa noite leila, na verdade o motor flex e um motor a alcool que aceita gasolina por esse motivo ele consome mais.
Olha meu colega tem um gol TREND g5 ele faz 14,5 13,00 gasolina e 10,5 a 12 no alcooll, com 05 passageiros
Esse programa deveria ser obrigatório pra todos que vendem carros no Brasil, nacionais ou importados.
Comprei um Fox 1.0 zero bala. Aquela merda tá fazendo 11km/l rodando só na estrada. Tô indignado…. não se faz carro como antigamente. E o governo ainda protege as montadoras brasileiras através da tributação alfandegária…. nós é que saímos perdendo por nao poder comprar os importados, muito mais eficientes.
Farei coro a você, amigo. De fato, os motores “antigos” e considerados “ultrapassados” são/foram muito mais econômicos do que os atuais. Motivos são muitos e as teorias conspiratórias também. O fato é que poluimos mais em função do nosso alto consumo. A indústria deveria pensar em motores mais eficientes ou como explicar que meu antigo Uno Mille 1994 fazia 18km/l na estrada e hoje com o “Fire Economy” não supere os 14,2km/l?
O meio ambiente e o bolso dos consumidores agradeceriam!!!
A Petrobras? Ganharia em não torrar as reservas de petróleo brasileiras dilatando o período de consumo dando, inclusive, mais tempo para a recuperação ambiental natural do planeta.
A VW do brasil não soube projetar o FOX 1.0 FLEX… esse carro é muito beberrão…. não chega a fazer 10 Km por litro de gasosa…. sem ligar o ar-condicionado….. isso é de tamanha burrice dos engenheiros….. no mínimo eles passaram colando na faculdade…….
Por quê a FORD DO BRASIL não faz o lançamento de uma nova pick-up…. por exemplo: NOVO FORD PAMPA….. iria arrebentar com essas picapizinhas de bicha que tem por aí…… MONTANA,STRADA E SAVEIRO iriam se ferrar com a FORD……
a kia esta de parabéns o picanto é o cara, bonito completo e economico
Alguém tem informação do Fiat 500?
As fábricas de automóveis deveriam apostar em tecnologia limpa e não mais fóssil…………o futuro dos automóveis é a eletricidade e as fontes são as mais diversas inclusive o SOL …………….estamos matando o planeta, a vida em geral………………
Comprei um fiat uno, modelo novo, o bichinho ta fazendo 17km/litro.
gostaria de saber de algum especialista qual carro é mais economico,trabalho com carro. por favor.
Estou querendo comprar um carro, de preferencia economico, claro.
Palio.. Celta.. Fire (uno).. ou por outro lado um Renault, dizem ser bem economico, sobre tudo o clio, mas por ser da Renault tem algum problema?
carro automatico, costuma ser mais economico ou e conversa?
TUDO!!!MENTIRA MEU PALIO ECONOMY COM 13 MIL KM,FAZ 8 POR LITRO..EU TINHA UM PRISMA 1,4 QUE FAZIA 11KM POR LITRO..
Que arrependimento, tinha um palio young 2001/2002 que fazia 13km/l na cidade e 16km/l no asfalto tinha so 55cv e era um foguete subia morros de 2ª como se fosse um carro 1.6 , troquei por um palio economy 2010, que b**** não tem força qualquer morrinho quer 1ª o que sera que aconteceu com os motores da fiat ? Será que perderam a planta daquele motorzinho ou sera que é de proposito?
tenho um gol g5 1.0 que faz somente 6 no álcool, alguem compartilha comigo
Pedro…minha irmã tem um gol G5 também 1.0 e que não esta fazendo mais que 8,5 km/l na gasolina…ela esta indignada !! Já levou o carro varias vezes na VW e eles dizem que é normal, isso é um absurso pois eu tenho uma captiva 3.6 V6 e ela esta fazendo 7,5 na cidade e 10 na estrada.
é amigo tbm to arrependidi de ter comprado um g5 ele 1.0 e bebe igual a 1.8, é o pior carro q eu ja tive, recomendo a todos a nao passar por eesa decepçao como eu passei.
Acho que quem testou esses carros para fazer a média de consumo não sabe dirigir… O pé é tudo quando se quer economizar… Não adianta tentar fazer média boa de consumo se vc tem o pé pesado. Com o sistema de injeção eletrônica e um computador de bordo vc pode controlar o consumo bem melhor… por exemplo: faço isso com o meu cielo sedan e tenho um consumo médio de cerca de 13k/l. Ótimo para um carro desse porte e motor 1.6. Acredito que não faria menos de 18 k/l com o uno…
isso é verdade, quanto mais energia se exige do caro mais ele consome. é só fazer o teste poderão ver que o consumo depende muito de quem dirige.
carro economico e o celta ja cheguei fazer no asfalto ou estrada 18,5 km/l, comprei agora um 2012 e o carro ja fez 17,5 km/l, alem de ter um motor que considero o melhor , com celta nao passa vergonha tem 78 cavalos e e bem leve, carro muito bom, esse vale a pena…
verdadi amigo minha historia e igual a sua tinha um celta 2002 super economico e potenti agora comprei um 2012 e mim surpriendi com o conforto e ecomia pra mim o carro mais economico cem duvida eo celtinha
Hoje quase compro um palio fire economy 2010, devido a varios comentarios inclusive em outros blogs O ECONOMYC DA FIAT é ilusão. Estava empolgada desisti da compra vou procurar outro carro. Obrigada
Tenho um prisma 1.4 ano 2011, ele ta fazendo 12 no trecho urbano e 16 na pista com gasolina, fiquei surpreso da chevrolet não ter colocado os carros neste teste, pois o celta 1.0 ia dar pau em todos.
Amigos, o veiculo movido somente a gasolina principalmente o 1.0 é muito mais econômico do que alguns flex, tive no uno 2003, dava em media de 15 a 17 p.km, vendi comprei flex, máximo 14 p.km na gasolina, álcool nem pensar, tive um veiculo a pouco tempo polo 1.6 confortline, flex, dava em média de 16 .p.km na gasolina, no alcool só 11 p.km,, e já tive outros que não dá nem para comentar, queira ou não tem que dar sorte, pq tem veiculo que não sai bom da montadora, pesquise antes de comprar, sou louco para comprar um PT Cruiser , mais ninguém fala a verdade do seu consumo e peças. então fico na duvida, estou pesquisando, pq não vou comprar carro para ficar guardado, ele tem que me servir, e não eu a ele, a vida passa, quero curti-la antes que ela me curta..
Se arrependimento matasse…
Comprei um novo UNO Way, com a promessa de gastar 14km por litro, eo beberão faz 8km por litro…
É só propaganda, vou passar o beberão para frente, na lábia da FIAT, não caio mais…
Luciano.
Concordo em genero numero e grau com o amigo Carlos. Cade os Chevrolet celta que tenho um 2011 / 2012 onde faz na cidade andando chutado 13 km/l.
Nas estou falando que esta bom ainda estamos bem longe de andar em carros de verdade economicos e com preço justo. Nos países de 1 mundo tem carros a diesel que fazem entre 20 e até 24 km por litro. E ai o que me dizem????
Brasileiro ainda é bebe em muitos assuntos. Não ganho nada com isso sou cidadão onde entro em todos os blogs possíveis e tento alertar os brasileiros cegos que vivemos em um país onde todos vem enriquecer em nossas custas. FAÇO A CAMPANHA DIGA NÂO AO CARRO ZERO EM TODOS OS BLOGS QUE POSSO. Se ficar-mos ao menos um mês so um mês sem comprar carro zero queria ver se estas montadoras não começam a abrir os olhos nos oferecendo carros descentes. VAMOA ACORDAR BRASIL SOZINHOS NÂO SOMOS NADA JUNTOS PODEMOS TUDO.
vejo muito comentarios sobre todos. OBS carros revisados peneus calibrados e, andar na rotaçao certa, nao querer subir serras ou andar em 1.0 como se fosse 1.8 nao adianta sair como doido e ficar parado nos forois acelerando.andar em terceira marcha a 80 km hora.acelerar e colocar o carro em porto morto.se andar como disse o manual vc vai ter sempre uma carro economico e nao vai ter prblemas com motor tao cedo idependente de ser 1.0 1.4 ou mesmo 1.8 ja tive todos.. carro em porto morto gasta. nunca desça nada desengrenado. uno .gol.corsa varios outros fazem sim 12 na cidade e 16 ate mais nas estradas depende do motorista mesmo… hoje meu uno frx 2006
ta fazendo 12 etanol cidade e 15 estrada
so vejo falarem mal deste fox,ja tive vontade comprar um, mas vou ter que comprova,r testando um pra ver,pra nao ser injusto, pois acho ele um carro bonito
ola boa tarde eu so queria saber c alguem sabe o consumo do corola 2012
xrs 2.0 flex automatico com gasolina obrigado
tem que ser o combustivel que ta uma merda pois tenho o mesmo carro a seis anos ,bem revisado mais bebe quase o dobro
eu tenho um renault scenic 2004 1.6 espresion 16v 110cv e dentro da cidade ta fazendo 11 km/l e na estrada faz 16 km/l
Temos que tomar cuidado, porque depois que passou aquela reportagem no fantástico que os postos de gasolina, a maioria deles, tem um sistema na bomba que registra mais do que é colocado no tanque, o carro econômico pode ficar gastão dependendo do posto onde abastece.
Concordo com o Raphael, enquanto estivermos comprando carros zero eles continuarão fabricando carros bombas para os brasileiros, como comemos tudo com arroz e feijão e não reclamamos de nada as coisas irão de mal a pior. Temos medo de reclamar e de exigir nossos direitos.carros que enganam, postos de gasolina que roubam descaradamente e o governo que aceita tudo desde que sobre um pouco (muito) para eles e dá no que dá, somos lesados em tudo. Mas somos nós que aceitamos.
Tenho um gol g3 16v, ano 2003, e faço 13 na cidaade e 16 na rodovia
Até quando temos que pagar o pato? Eu devia ter nascido na europa, é outra realidade, nossos carros são os que mais consomem no mundo, isso é inadmissivel.
Deixem de comprar esses carros novos pelados (Lata fina e fracas) e que não te oferecem nada e estão mais gastões por serem flex. Já tive todas estas porcarias. Avançem para seminovos que eram top alguns anos atras e verão em que CARROÇAS VCS andavam.Testem Honda e toyota (Civic (+ em conta), Fit (um pouco mais carro MAS MUITO ECONÔMICO), camry, corolla(+ em conta))Esses carros fazem praticamente a mesma coisa de consumo e te ofereçem itens importantíssimo para viagem e no dia a dia (ABS, AIR BAG, PILOTO AUTOMÁTICO, MELHOR ESTABILIDADE, MAIOR PORTA MALAS, MOTOR MAIS POTENTE, AR CONDICIONADO, ABERTURA PORTA MALAS INTERNO, ETC, ETC, ETC.
Acessem a maior autoridade em carros:
http://www.bestcars.com.br
e vá no link “Teste do leitor” a seguir no link “opinião dos donos de automóveis” e escolha seu carro ALÉM de fazer o TESTE DRIVE PESSOALMENTE !!!
Chega de escolher carro só pela beleza comprem tecnologia, conforto, segurança e não se deixem levar PELA LÁBIA DE VENDEDOR DE CONCESSIONÁRIA E NEM DE REVENDA !!!
Esses carros novos estao deixando a desejar, tive uma brasilia 76 que era muito mais economica que o montana 1.4 enganoflex que comprei. Ja vendi ele de raiva e comprei um carro usado mesmo. O que me deixa sem entender é que com tantos sensores e uc que dizem ter os carros modernos, eles nao sao nada economicos. Na minha opiniao deveriam fazer no minimo 20km na cidade.
Possuo um Honda Fit 2007, 1.4, e, com ele, faço viagens há três anos, sozinho e por este Brasilzão afora, nas mais variadas condições de terreno e clima, menos fora de estrada, claro.
Ano retrasado, minha média geral, rodando 8.000km entre 90 e 100km/h, foi 18,6 km/L. Ano passado, percorrendo 9.000km a 100km/h, minha média foi de 17,6km/L. Este ano, deslocando-me 10.600km, entre 90 e 100km/h, incluindo aí umas boas banguelas controladas, para não andar a mais de 120km/h na descida reta, minha média foi de 19,5km/L. Tudo documentado via filmadora, que foca o odômetro e segue filmando paisagens conhecidas, tipo a ponte nova de Brasília, visando dirimir dúvidas quanto a montagens etc e tal.
Uso muito pouco o ar e desenvolvi uma boa técnica de rodar economicamente.
Qualquer info, é só mandar mensagem para mimuchoa@yahoo.com.br., que terei prazer em partilhar essa experiência com qualquer interessado.
Abs
Outra coisa. Descer na banguela, bem como aproveitar a inércia até o farol tanbém aconomiza combustível. Quem tem carro com econômetro sabe muito bem que ele entra na faixa de economia máxima quando o carro está em ponto morto, confirmando que a baixa rotação obviamente é mais econômica, devido à entrada menor de combustível para queimar, sabendo-se que nem 30 por cento do combustível utilizado se transforma em energia mecânica, perdendo-se quase a totalidade na forma de calor.
Então, não me venham com essas piadas de que desengrenado gasta mais que engrenado, pois a física e a prática dizem o contrário. Certamente dizem isso para não desencadear uma onda de bangueleiros adoidados, piorando o suicídio que vemos nas estradas afora.
Este ano, como já postado anteriormente, andando entre 90 e 100km/h, fiz média geral de 19,5 km/l, devidamente documentada por filmagens. Andei devagar e sempre, utilizando banguelas e desligando o motor em sinais de três tempos, principalmente.
Abs.